Por onde eu ando

terça-feira, abril 06, 2010

Aquele papo sobre uma vida melhor e tal…

Eu e minha esposa no morro da Urca no RJ. Visú show de lá de cima. Subidinha na moral, bem tranquila.Mateus 5

Paz pra todos.

Bom, depois de uma temporada postando outros assuntos, segue o que curto postar, sobre a palavra de Deus.

Segue agora um texto muito edificante que nos faz pensar, refletir e agir para ficarmos na boa quanto a isso.

Mateus 5. 1-12

1 ¶ E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3 ¶ Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

----------------------------------------------------------------------------------

Esse texto é daqueles que leremos por muitas vezes até o final de nossa vida e sempre teremos uma excelente lição diferente de vida.

Jesus como sempre mandando ver nos ensinamentos.

Subiu no monte, e a galera colou rapidaço, daí ele chamou no papo, dando aquelas orientações essenciais, para a vida de todos nós, até hoje e pra sempre.

Começou falando que Bem-aventurados, ou seja, abençoados, são os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos Céus. O que é pobre de espírito? Dentre outras coisas, ser pobre de espírito tambem é saber que não temos auto-suficiência espiritual, ou seja, que dependemos sempre do Espírito, do poder e graça divinos para herdarmos o reino de Deus. Acha que é fácil administrar isso, pra alguns até sim, após o conhecimento dessas palavras, mas pra muitos não, pois acham que a vida só depende de si.

Bem-aventurados os que choram, por que serão consolados. O maneiro é que Jesus fala a tristeza e a recompensa depois. Feliz é a pessoa que chora, mas que chora por qualquer coisa? Não. Bem-aventurado os que choram junto com os que estão tristes e nada podemos fazer alem de compartilhar a dor ou até mesmo ser a resposta feliz que Jesus fala, sermos a pessoa que consola com uma palavra, um gesto, uma provisão financeira, enfim, o que pudermos fazer. Assim como somos os que sofremos tambem podemos ser o que ajudamos, tudo depende da vontade de Deus e da nossa disposição em fazer o que Cristo nos orienta. Mas Jesus se refere tambem que nosso maior consolo é vivermos com ele no céu, isso que devemos buscar sempre.

Abençoados são os mansos, porque herdarão a terra. Tudo que Jesus está ensinando, são atitudes para alguns fáceis de se fazer, mas para outros, requer uma mudança de pensamento, pois não é fácil. Ser uma pessoa mansa, é ser alguem capaz de entender sua submissão perante Deus, buscar sempre a calma e agir sabiamente, sem precipitações, assim como Jesus agia. Se eu não fôsse manso, não teria como ir para o centro da cidade aqui no Rio de Janeiro de bicicleta, como vou, pedalando ao lado de carros, caminhões e ônibus, onde parece que é a profissão que tem menos cristãos, pois não vi um motorista de ônibus manso, calmo, só estressado, kkkkk. Se eu não orasse á Deus antes pedindo que me guardasse e não fõsse manso, não buscasse o domínio próprio, discutiria direto, ia querer revidar as fechadas que me dão constantemente e por aí vai. Mas Deus nos ensina tudo certinho, basta-nos praticar. Que terra é essa que ele fala? É a terra celestial quando morarmos no céu e tambem a terra que buscamos, seja ela longos dias aqui na terra para fazermos mais sua obra, seja ela prosperidade no sentido de ajudar realmente quem precisa e não á igrejas ou pastores, a nossa própria mudança, enfim, Deus conhece nosso coração, só falarmos com ele que tá na boa.

Felizes os que têm fome de justiça, porque eles serão fartos. Quem tem fome precisa se fartar, se alimentar, se saciar. A fome de justiça significa termos fome, querer que se realize a justiça de Deus em nossas vidas, para que sirva de exemplo. Temos que buscar amar á Deus sobre tudo e ao próximo como á nós mesmos, temos que buscar os frutos do Espirito, pois isso tudo é a justiça de Deus que muda o mundo através do testemunhos, como Cristo nos deu. A justiça dos homens, a lei, tambem é válida, mas não estamos debaixo dela, não é essa lei que nos salva e sim a justiça de Deus, essa que seremos fartos, seremos saciados pois buscamos isso, temos fome disso. Mas não pode ser da boca pra fora, tem que ser algo genuíno, algo prático. O que nos distancia muito de Cristo é o querer e o realizar. Ler aqui ou na bíblia e querer fazer é uma situação, fazer é outra mais difícil, pois esbarraremos em uma par de impecílios. Mas Deus sempre será conosco.

Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia. Me identifico muito com esse versículo. Já chorei muito em só ver pessoas na rua mendigando, pedindo esmolas e o máximo que eu desse de grana não mudaria, só o poder de Cristo e a pessoa querendo mudar de vida. Jesus toca em algo que vemos claramente, assim como outras situações, mas essa em particular, não há dentre as pessoas. Misericórdica é uma palavra forte, que demonstra compaixão, dó pelo próximo. Toda a ajuda física, as obras, podem diminuir as dôres físicas momentâneas, mas somente a ajuda espiritual, ou seja, a pregação do evangelho de Cristo pode salvar a pessoa totalmente, por completo. Temos que olhar á todos os pecadores, sejam ricos ou pobres, com muita misericórdia, pois um dia, Deus teve misericórdia de nós, mesmo não merecedores, mas ele mandou Jesus para nos salvar. Se fizermos isso, alcancaremos mais uma vez, misericórdia tambem.

Abençoados são os limpos de coração, porque  eles verão a Deus. Aí, sensacional. Esse é show. Limpo de coração, fala tú. O que é algo limpo? É algo sem mancha, algo sem marca, com sua superfície de uma só côr ou transparente sem nada interferindo. Esses verão á Deus. Jesus estava dando esses alôs, pois ele sabia que além de essenciais, pois todos se interligam, não são fáceis de se pôr em prática, mas possíveis sim de termos como regra de vida. Uma pessoa de coração limpo hoje, busca sempre ser igual á Cristo, agir como ele, tem amor á justiça e ódio ao mal, por aí vai. Busca controlar seu coração, mente e desejos, para estarem sempre em Cristo. Limpar o coração é agir sempre para que a Paz prevaleça entre os irmãos, que o necessitado tenha sua necessidade atendida, que o amor de Deus chegue á todos quanto puder pregar.

Felizes os pacificadores, por que eles serão chamados filhos de Deus. Quanta honra. Ser chamado de filho de Deus, só buscando a Paz e batalhando por ela. Seja a Paz com Deus, através de nossa conversão á Cristo como salvador, seja Paz com nossos inimigos, que é algo muito difícil de se praticar, pois muitas vezes não sabemos quem é nosso inimigo. Separar brigas se possível, mostrar que a Paz em Cristo é o que supera a tudo. Na prática, comigo, aconteceu da seguinte forma: jogo de futebol entre conhecidos e tal, daí uma entrada mais dura, um quer reclamar, o outro não quer aceitar, aí começa o bate boca e eu prontamente interfiro no meio, alguns gritam, sai daí gordinho, deixa eles brigarem, outros, através da minha atitude somam para apartrar a briga. Mesmo que eu ficasse só e começasse a briga, mesmo que levasse alguns socos ou pontapés, não desistiria de apartar a briga, pois sei o que uma briga é capaz de gerar. Já aconteceu inúmeras vezes de eu apartar brigas e graças á Deus nunca levei socos ou chutes, pelo contrário, evitei situações piores. Mas não fiz isso por mim não, fiz por que aprendi aqui na bíblia, com as palavras de Cristo, busco sempre praticar e aí tudo flui na boa. Quero ser chamado de filho de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, por que deles é o reino dos céus. Tá estreitando, kkkk. Por isso que o reino dos céus é tomado a força, pois nada é fácil, mas tudo possível de ser feito em nossas vidas. Perseguição por causa da Justiça é sofrer por Cristo, é pregarmos a verdade e não quererem escutar ou distorcer, nos colocarem pra fora do local, nos explusarem dos templos ou tentarerm nos calar, mas nada disso nos separará do amor de Cristo. O reino dos céus é nosso, caso pratiquemos isso.

Abençoados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Inruriar é ofender, causar prejuízo. Por causa de Cristo, tentam nos matar á todo o instante. Pode não ser as pessoas próximas a nós, mas sempre tem gente tentando matar os que seguem á Cristo, seja pela própria pessoa ou seja pela mão do inimigo usando algo ou alguem. Jesus nos alertando sobre essa questão que a cada dia ficará mais evidente e muita gente acha que o evangelho é um mar de rosas. Tem que haver uma consciencialização sobre o evangelho de Cristo, pois somos mais que vencedores, mas temos que resistir até o final, pregando, agindo e batalhando. Deus nos honrará sempre. Jesus mesmo deu o papo que fora assim com os profetas, mas grande será nosso galardão, nosso prêmio.

Pessoal, Jesus dentre suas inúmeras pregações, milagres e tudo mais, fez questão de nos ensinar isso pois são um conjunto de boas atitudes que se interligam e nos fortalecem, nos prepara para enfrentarmos a vida e vencermos sempre com ele á frente.

Basta ver quantos pepinos já vencemos em nome de Jesus, pois na situações que nós não aguentávamos mais agir, ele agiu por nós.

Não vivemos conforme o mundo, somos diferentes sempre, pois nossa justiça é outra, estamos debaixo da Justiça de Cristo, que é eficaz sempre.

Um forte abraço pra geral que cola e comenta e que só cola e não comenta.

Valeu a força, a moral, o carinho, a atenção e o alô.

Paz pra todos.

Té.

Digão.

Quinta feira, coletiva do Gospel Night, www.gospelnight.com.br

3 comentários:

Fábio Carlos disse...

é isso ae cara

nao li tudo ainda, pq tou com sono depois passo por aqui na moral pra ler com calma
eheheh

abraço

O Pastor disse...

Texto fascinante. A palavra de Deus sempre é fascinante. Não para mais de postar sobre a palavra não tá?

E por falar em palavra de Deus Amado irmão,
gostaria muito de ver seu comentário neste post: http://diariodoppastor.blogspot.com/2010/04/ado-ado-ado-moda-e-ser-desigrejado.html

Estou ansioso para saber o que você pensa sobre o assunto.
Tá dando o que falar.
Paz.

Jully disse...

Passando pra deixar um oi!
Muito conteúdo, ein? Ainda não li tudo, mas vc tá de parabéns ;D

Beijps =*