Por onde eu ando

domingo, maio 13, 2012

Feliz dia das mães, todos os dias.

079

Na foto, eu, minha esposa, minha única filha e minha mãe.

Que neste Domingo de dias das mães, você seja muito feliz, mesmo que a felicidade seja refletir sobre uma possível perda, ausência ou agradecimento á quem não é mãe de sangue, mas de criação, por amor, podendo até mesmo ser do sexo oposto, no caso dos pais viúvos ou solteiros, mas que cuidam dos filhos.

Diante de tal reflexão, busquei na Bíblia um texto que atendesse á esta questão.

Achei em Êxodo 20.12.

12 — Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.

Neste capítulo, quem ler poderá ver Deus falando com Moisés sobre o que ele queria que o povo respeitasse.

Orientações que todos nós devemos seguir até hoje, como não roubar, não adulterar,  não matar, não cobiçar e por aí vai, entratanto antes disso ele informa á seu povo para que se respeitem aos pais, para que se prolonguem os dias na terra.

Observei também em Efésios 6.1-4.

1 Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. 

2 Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é:

3 “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.”

4 Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.

O bacana da dobradinha Bíblia de Estudos Glow e o site Biblia Online é que consegui bons textos.

Mais um texto, este se encontra em Provérbios 23.22-25.

22 Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer.  

23 Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles.  

24 O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele.  

25 Faça que o seu pai se alegre por causa de você; dê à sua mãe esse prazer.

Diante de tais textos, o que eu quero lhes falar, ainda mais agora que tambem sou pai é que como filho, sei que fiz muitas besteiras, desagradei a minha mãe e as pessoas que tambem ajudaram a me criar, entretanto, tambem acertei, honrei, agradei.

Dos erros, me arrependi e não os repeti.

Do que pude pedir perdão, assim o fiz. Aos que perdoaram, agradeço, aos que possivelmente não, oro á Deus que liberem o perdão, pois na medida em que julgamos, seremos julgados.

Peço á Deus força para criar Yasmin dentro de sua palavra, dentro do que, eu e minha esposa aprendemos tambem.

Sei que haverão momentos muito difíceis, entretanto nessas horas, Deus estará conosco, como sempre esteve, mas tambem haverão momentos maravilhosos inclusive em que nos surpreenderemos positivamente.

Embora eu não seja fã de tais datas, pois as considero simplesmente comerciais, aproveito o momento para sugerir uma conversa franca e aberta á todos os filhos com suas mães (entendam mães como quem cria, quem ama, quem educa, pois podemos ter mais de uma) pois em alguns casos, podem haver mágoas, tristezas e conviver com isso em um dia tão explanado como o de hoje não é bacana.

Deus nos ensina a buscarmos sempre a verdade, pois a verdade nos liberta, tanto a verdade que é ele, Jesus, quanto a verdade em nossos relacionamentos.

O perdão, o arrependimento, a boa conversa, podem mudar vidas, para melhor.

A observação quanto a um único dia representar o dia das mães não me agrada pois como informa nos textos bíblicos demonstrados acima, os filhos devem respeitar e honrar seus pais e se isso não acontece durante todo o ano, não adianta chegar neste dia, dar um presente e pensar que está tudo certo que possivelmente não estará.

Dependendo do perfil de cada mãe, haverá uma reação.

Umas realmente chegarão e conversarão, outras poderão ficar na expectativa de uma iniciativa do filho ou filha para tal, enfim.
Só sei que busco a cada dia honrar minha mãe para que eu viva bastante.

Que cada um consiga, em qualquer momento, honrar á seus pais, pois Deus se agrada disto.

Vida longa á todos nós, com Cristo, em Cristo sempre.

Parabéns á todas as mães, o ano todo.

Paz.

Um comentário:

Alceu Santos disse...

Valeu Digão! Parabéns pelo texto. A Palavra será sempre luz para nosso caminho e lâmpada para sabermos onde pisar. Vejo que a Bíblia nova tá te deixando afiadinho, hein! Abraço, mano. Paz!